domingo, 14 de setembro de 2008

Como saber a hora certa para ter relações sexuais?

Como saber a hora certa para ter relações sexuais? Quando sabemos que estamos preparados?

A resposta a essa pergunta pode parecer simplória, mas é profundamente verdadeira, quando nos detemos a refletir sobre seu significado: basta olhar nossa mão esquerda e ver se ali tem uma aliança matrimonial. Se não somos casados, então ainda não estamos prontos.

“Mas por que?”. Talvez essa tenha sido sua primeira reação. “Se amo a pessoa, se confio nele(a), se somos fisicamente saudáveis, se hoje existe o preservativo e métodos anticoncepcionais, e se é tão prazeroso, por que não?”. Talvez esses pensamentos passem pela mente dos jovens hoje em dia. O que há de tão errado, então, com as relações antes do casamento?

De fato, somos fisicamente aptos a ter relações sexuais desde a puberdade. Fisicamente apenas. Ocorre que não somos constituídos somente por um corpo. Até mesmo ateus e materialistas reconhecem a existência de capacidades e atributos psicológicos que, no mínimo, nos diferenciam dos outros animais. Reconhecem, também, tanto a existência quanto a importância e influência de fatores sociais na constituição desse psiquismo. Só isso bastaria para que víssemos com certa cautela qualquer relação íntima pré-matrimonial. Acrescente-se, então, o aspecto religioso nesse conjunto, ou seja, a alma feita à imagem e semelhança de Deus, e logo vemos que não podemos considerar o ser humano senão como uma realidade complexa, ou pelo menos não tão simples assim.

Do fato que somos, ao mesmo tempo, seres compostos de dimensões físicas, psíquicas, sociais e “noéticas” (transcendentais, espirituais) pode-se concluir facilmente que não basta apenas a dimensão física estar pronta para que nos consideremos também aptos a manter relações sexuais.

Quando nos entregamos em uma relação sexual para uma outra pessoa, não entregamos apenas nosso corpo. Na verdade, não podemos entregar somente nosso corpo, pois ele não existe em separado de nosso psiquismo e de nossa alma. Aquele que entrega somente o corpo para o(a) parceiro(a), e não entrega ao mesmo tempo, tudo aquilo que é em seu psiquismo e em sua alma, realiza nada mais do que uma farsa ou uma hipocrisia. Aparentemente, entrega-se o que há de mais íntimo no corpo, sem entregar-se por completo nos outros aspectos, que não podem vir dissociados do corpo. É como se o corpo dissesse: “Entrego-me todo a ti”, e a mente e o espírito dissessem ao mesmo tempo: ”Não me entrego todo a ti; tenho reservas; estou contigo somente para ter prazer; entrego-me apenas enquanto der certo, depois quem sabe?”, ou algo parecido. Caracteriza-se, no mínimo, uma profunda cisão do “eu” interior, que se entrega totalmente na dimensão corpórea, sem se entregar totalmente em nenhuma outra dimensão.

A prova de que a entrega somente corpórea é uma falsidade é que os casais não estão, na maioria das vezes, preparados para qualquer conseqüência do ato que realizam. Alguns o fazem às escondidas, e não saberiam o que fazer se seus pais soubessem. Em outros casos, mesmo com preservativos e métodos anticoncepcionais, ocorre uma gravidez indesejada, ou a transmissão de uma doença venérea. E, então, não se sabe o que fazer, porque não se estava preparado, tudo isso em um processo que gera uma terrível angústia em quem o vivencia. Daí é que surge, entre outras tentativas de solucionar o “problema”, o aborto, com todas as suas nefastas conseqüências para o psiquismo da mulher que o realiza. E quando não há o aborto, a vida da mulher se modifica, de um modo para o qual a maior parte das vezes não estava preparada ou não queria.

Nada disso deixa imune também o psiquismo da criança, da vida que foi gerada. Certa vez assisti uma entrevista na televisão, na qual uma mulher relatava sua intenção de processar uma indústria farmacêutica por uma suposta “falha” no anticoncepcional. Alegava que tinha engravidado mesmo tomando o anticoncepcional daquela empresa. E seu filho, nessa altura já com 4 ou 5 anos de idade, do lado escutando. Mesmo que ainda não tenha, no momento, capacidade cognitiva para compreender que não era desejado pela mãe, conseqüências a nível inconsciente são quase certas, e possivelmente já devem estar afetando a relação mãe-bebê desde a época da gravidez, com várias conseqüências negativas para a criança. Estudos em psicologia do desenvolvimento mostram que a relação mãe-bebê é fundamental para a vida deste último. Relações patológicas ou insuficientes podem chegar a causar até o óbito da criança! E é óbvio que prejuízos psíquicos virão, se posteriormente vir a compreender que não era desejado pelos pais.

Analisemos agora a situação no casamento católico. Se os dois noivos souberam se guardar para esse momento, não se sentirão angustiados por causa de “coisas escondidas”, nem se sentirão enganando os outros ou a si mesmo (pela entrega do corpo e não dos outros aspectos). Ali, no altar, diante do ministro da Igreja, diante dos pais de cada um, e diante da comunidade, reconhecerão e expressarão a entrega mútua total, em todas as dimensões (física, psíquica, social, espiritual), e que só tem sentido se for feita de uma vez por todas, exigindo, pela sua própria natureza e pela profundidade e totalidade da entrega, uma fidelidade que só pode ser rompida pela morte. Assim é porque só assim tem sentido para o mais profundo de nós, seres humanos. Depois da entrega mútua diante de todos na cerimônia, consumarão a aliança corporalmente, como que “selando” a entrega que já se deu.

É certo que nossa sociedade está demasiadamente sexualizada, e que uma certa e falsa ciência psicológica incutiu na cultura popular a noção de que não ser sexualmente ativo é patológico. Não obstante, só é possível ser feliz e realizado quando assumimos que não podemos viver a “farsa” da relação sexual fora do matrimônio.

Talvez você já tenha ouvido algo do tipo: “A Igreja Católica é careta e antiquada porque diz que o sexo antes do casamento é pecado”. Bem, da próxima vez que ouvir isso, pense no que te escrevi agora. Porque eu sei que às vezes pode não ser muito útil dizer somente que “é pecado” e pronto. E se você via a Igreja Católica apenas como “castradora” e “frustadora” de seus desejos sexuais, quem sabe agora não comece a vê-la com outros olhos? A Igreja apenas segue as instruções que Nosso Senhor Jesus Cristo a deixou, e não existe pessoa que queira mais o seu bem e a sua felicidade do que Ele.

Precisamos entender o real significado do sexo, para deixarmos de lado a banalização que foi feita dele pelos meios de comunicação. Ter uma relação sexual é professar os votos de casamento para outra pessoa não com palavras, mas com o corpo. E a relação sexual antes do casamento é uma mentira falada com a linguagem desse corpo.

* “How do you know when you're ready to have sex?”, disponível em: http://www.pureloveclub.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.