sábado, 20 de setembro de 2008

Consequências negativas da atividade sexual precoce

Os efeitos danosos nas mulheres causados pela atividade sexual precoce e presença de múltiplos parceiros sexuais

De Robert E. Rector; Kirk A. Johnson, PH.D.; Lauren R. Noyes e Shannan Martin
The Heritage Foundation, junho de 2003

NOTA: Nada aqui escrito reflete necessariamente o ponto de vista da Heritage Foundation ou a tentativa de aprovação de qualquer lei no Congresso.

Essa pesquisa examina as ligações entre a iniciação da atividade sexual, o número de parceiros sexuais não-maritais, e o bem-estar humano. De modo geral, quanto mais cedo uma mulher inicia a atividade sexual, maior o número de parceiros sexuais não-maritais que ela tende a ter ao longo da vida.
A iniciação precoce da atividade sexual o alto número de parceiros sexuais não-maritais estão ligados a uma grande variedade de conseqüências negativas na vida, incluindo elevados índices de infecção com doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), elevados índices de gravidez não desejada, elevados índices de maternidade solteira (criar o filho sozinha), menor estabilidade no casamento, maior pobreza da mãe e do filho no futuro, elevação no número de abortos, maior número de casos de depressão, e menor felicidade.
Este estudo é baseado na Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar (nos Estados Unidos), uma pesquisa realizada em 1995 em uma amostra representativa de dez mil mulheres com idades entre 15 e 44 anos, sendo patrocinada pelos Centros de Controle de Doenças do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Por não terem sido incluídos nessa pesquisa, os homens não estão presente em nenhum lugar nesse relatório.

Quanto mais cedo uma mulher inicia sua atividade sexual, tanto mais estará propensa a ter um número maior de parceiros sexuais durante sua vida. Garotas que voluntariamente iniciam a vida sexual aos 13 ou 14 anos terão voluntariamente , na média, mais do que 13 parceiros sexuais durante suas vidas. Pelo contrário, mulheres que iniciam a vida sexual aos vinte e poucos anos terão, na média, 2,7 parceiros sexuais durante suas vidas.
Mulheres que iniciam a vida sexual em idades precoces também têm maior taxa de rotatividade de parceiro sexual (definido como o número de parceiros sexuais por ano de atividade sexual).
Mulheres que se tornam sexualmente ativas aos 13 ou 14 anos possuem um rotatividade de parceiros sexuais que é 4 vezes maior que as mulheres que iniciam sua vida sexual com vinte anos ou pouco mais.

Consequências negativas da atividade sexual precoce
Iniciar a atividade sexual em uma idade precoce provavelmente trará conseqüências negativas sobre as vidas das jovens mulheres. Esses efeitos negativos são duradouros, e podem ser físicos, psicológicos, sociais e econômicos. Os efeitos danosos são mais negativos nas mulheres que iniciam a vida sexual nos anos da adolescência; muitas serão transmitidas ás futuras gerações. Dados da pesquisa ressaltam as conseqüências negativas da atividade sexual precoce, que incluem o seguinte:
- Começar a vida sexual em idade precoce aumenta a probabilidade de ser tornar infectada com DST’s. Garotas que iniciam a atividade sexual aos 13 anos têm 2 vezes mais chance de se infectarem do que as que iniciam a vida sexual aos 21 anos.
- Mulheres que iniciam atividade sexual em idade precoce possuem muito mais chance de ter uma gravidez e parto não desejados. Quase 40% das garotas que começam a vida sexual aos 13 ou 14 anos dará à luz fora do casamento. Ao contrário, somente 9% das mulheres que iniciam a atividade sexual aos 21 ou 22 anos terão um filho fora do casamento.
- Mulheres que iniciam a atividade sexual em idades precoces têm mais chance de se tornar mães solteiras. As que iniciam atividade sexual aos 13 ou 14 anos têm 3 vezes mais chance de se tornar mães solteiras do que as que começam a atividade sexual aos 20 anos.
- A atividade sexual precoce prejudica seriamente a habilidade de formar casamentos estáveis no futuro. Quando comparadas com mulheres que iniciaram atividade sexual aos 20 anos, as garotas que iniciaram a atividade sexual aos 13 ou 14 anos têm menos da metade de probabilidade de estar em casamentos estáveis ao chegarem aos 30 anos.
- Atividade sexual precoce está ligada a índices de maior pobreza da mãe e do filho. Por volta de 27% das mães que iniciam atividade sexual aos 13 ou 14 anos estava vivendo na pobreza na época da pesquisa. Ao contrário, somente 11,7% das mães que iniciaram atividade sexual aos 20 anos estava na pobreza na época da pesquisa.
- Garotas que iniciam atividade sexual mais cedo têm mais chance de ter ou cometer aborto.
- Iniciar a vida sexual mais tarde está ligado a um nível maior de felicidade pessoal.

Na média, as mulheres se encontram melhor na vida se estiverem sexualmente ativas somente no casamento. Aumentos no número de parceiros sexuais não-maritais estão ligados a uma gama de conseqüências negativas:
- Um aumento no número de parceiros sexuais não-maritais aumento muito a probabilidade de se contaminar por DST’s.
- Mulheres que possuem parceiros sexuais não-maritais têm mais chance de se tornar mães solteiras.
- Mulheres que possuem parceiros sexuais não-maritais têm mais chance de ter ou cometer aborto.
Finalmente, quanto maior o número de parceiros sexuais não-maritais, menor a probabilidade de felicidade pessoal.

Fonte: http://www.heritage.org/Research/Family/upload/44695_2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.