quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O que é a Teologia do Corpo - parte 2

Uma resposta para nossas questões universais

Ao focar na beleza do plano divino para a união dos sexos, João Paulo muda a discussão do legalismo (“Até onde posso ir sem quebrar a lei?”) para a liberdade (“Qual a verdade que me liberta para amar?”). A verdade que nos liberta é a salvação em Jesus Cristo. Não importa que erros tenhamos feito ou que pecados tenhamos cometido. A Teologia do Corpo, do Papa, não aponta o dedo para nenhuma das duas coisas. É uma mensagem de "salvação sexual" oferecida para todos.

Em resumo, através de uma profunda reflexão das Escrituras, João Paulo busca responder duas das questões mais importantes e universais: (1) “O que significa ser humano?”; e (2) “Como posso viver minha vida de modo que haja verdadeira felicidade e completude?”. As lições do Papa, portanto, não são apenas sobre sexo e casamento. Já que nossa criação enquanto homem e mulher é “o fato fundamental da existência humana” (13 de fevereiro de 1980), a Teologia do Corpo dá conta “da descoberta do significado de toda a existência, do sentido da vida” (29 de outubro de 1980).

Para responder a primeira questão – “O que significa ser humano?” – o Papa segue o convite de Cristo para refletir nos três diferentes “estágios” da experiência humana do sexo e do corpo: em nossa origem antes do pecado (ver Mt 19, 3-8); em nossa história degenerada pelo pecado, porém redimida em Cristo (ver Mt 5, 27-28); e em nosso destino, quando Deus vai ressuscitar nossos corpos na glória (ver Mt 22, 23-33).

Em resposta à segunda questão – “Como viver minha vida?” – João Paulo aplica seu peculiar “humanismo cristão” às vocações do celibato e do matrimônio. Ele então conclui demonstrando como seu estudo traz uma nova e atrativa visão da moralidade sexual.

Veremos brevemente cada uma dessas diferentes seções do ensinamento do Papa. É claro que, em uma curta introdução como essa, estaremos apenas arranhando a superfície dos profundos pensamentos do Papa. Iniciaremos com a idéia principal.

© Christopher West.
www.ChristopherWest.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.