sábado, 21 de fevereiro de 2009

Como superar um relacionamento abusivo

Pergunta: Acabei de terminar o namoro com um cara que realmente me usava. Ele insultava meu peso e minha inteligência, e realmente me deixava pra baixo. Seus insultos me faziam pensar que tinha sorte só de ter ele por perto, não importanto o relacionamento horrível. Agora que acabamos, como esquecer o que ele disse de mim, e não deixar isso me afetar?

Resposta: Primeiro de tudo, estou orgulhoso por você ter acabado o namoro com esse cara. Foi uma decisão muito sábia respeitar a si própria. Quando uma garota permanece em um relacionamento abusivo, está recompensando o comportamento do rapaz, ensinando a ele que é aceitável tratá-la dessa maneira. Na verdade, ninguém merece isso.

A razão pela qual um rapaz chega a denegrir a auto-estima de uma menina é porque sua própria auto-imagem é horrível. Quando um cara tem baixa auto-estima (o que muitas vezes é causado por abusos emocionais sofridos em sua própria família), ele aprende a usar insultos como forma de manipulação emocional. Ele sente que o único jeito de mantê-la com ele é fazer sua auto-estima tão baixa quanto a dele. Então, ele te rebaixa pra te manter com ele. Pode parecer muito confuso, mas ele te machuca porque quer ser amado. Não tem nada a ver com você, com sua inteligência. Tem tudo a ver com a insegurança dele e suas feridas interiores.

Você descobrirá que rezar por ele será uma forma de cura para você. Mas, seja o que for fazer, não volte a ficar com ele por pena, tentando salvá-lo de seus problemas emocionais. Ele precisa aprender a abençoar ao invés de amaldiçoar, e a única maneira que ele pode enxergar isso é se essa atitude dele tiver como consequência o fim da amizade e do amor que ele está realmente buscando. Fique longe dele, e aprenda a evitar rapazes como esse no futuro. Você merece ser honrada pelos homens. Mas você nunca convencerá nenhum homem de sua dignidade antes de convencer a si mesma. Então dê um tempo longe de relacionamentos, e aprofunde sua relação com Deus. Somente Ele pode mostrar seu verdadeiro valor, e ninguém poderá abalar isso.

Traduzido do site: Pure Love Club