segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Consequências da atividade sexual precoce – parte 1

Os adolescentes e jovens que se tornam sexualmente ativos entram em um campo de comportamentos de alto risco que leva a danos físicos e emocionais. A cada ano, influenciados por uma combinação de empolgação juvenil e falta de direcionamentos (ou maus conselhos e informações erradas), milhões de adolescentes ignoram esses riscos e sofrem as consequências.

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s)

Hoje se vê uma epidemia de DST’s que continua se expandindo. Nos anos 60, no começo da “revolução sexual”, as doenças principais relacionadas à atividade sexual eram a sífilis e a gonorréia. Hoje, há mais de 20 DST’s disseminadas, infectando uma média de 15 milhões de indivíduos todo ano só nos Estados Unidos. A maioria das DST’s ocorre em pessoas com menos de 25 anos de idade. Não há cura para doenças virais transmitidas sexualmente, como a AIDS e a herpes, que irão continuar por toda a vida da pessoa. Outros vírus comuns como DST’s são o vírus papiloma humano (HPV) – o vírus mais disseminado, e a causa de quase todos os casos de câncer cervical, que matam aproximadamente 4.800 mulheres por ano só nos Estados Unidos – e a Clamídia, que está associada com inflamações da pelve que ferem as trompas de falópio e é a causa de infertilidade que está crescendo mais rapidamente.

Estudos muito importantes mostram que os preservativos (camisinha) oferecem pouca proteção (de “zero” a “alguma”) para herpes e nenhuma proteção contra o mortal HPV. Uma revisão da literatura científica mostra que, na média, os preservativos falharam na prevenção da transmissão do vírus da AIDS cerca de 15 a 31 por cento das vezes. Não deve causar surpresa, portanto, que, apesar do uso da camisinha ter crescido nos últimos 25 anos, a disseminação de DST’s também tenha continuado a aumentar.

Da Revista Backgrounder, da Heritage Foundation, disponível no site “Project Reality

Link para o artigo: http://www.projectreality.org/pdf/contentmgmt/Effectiveness_of_Abstinence_Education_Programs.pdf