quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Consequências da atividade sexual precoce – parte 3

Correlação entre atividade sexual e outros comportamentos de risco

Pesquisas de várias fontes indicam uma correlação entre a atividade sexual de adolescentes e jovens e a probabilidade de envolvimento em outros comportamentos de risco, como o fumo, álcool e uso de drogas ilícitas.

Um estudo de uma revista pediátrica descobriu que adolescentes homens de 12 a 16 anos sexualmente ativos são quatro vezes mais propensos a fumar e seis vezes mais propensos a usar álcool do que os que se definem como virgens. Entre as garotas dessa mesma idade, as que são sexualmente ativas são sete vezes mais propensas a fumar e dez vezes mais propensas a usar maconha do que as que são virgens. O estudo descreve a atividade sexual como “um fator significativo associado a outros comportamentos de risco para a saúde”, e observa que cada vez mais se reconhece a ligação entre os comportamentos de risco. Outro estudo do Alan Guttmacher Institute também mostra uma ligação entre comportamentos de risco entre adolescentes e a atividade sexual; por exemplo, adolescentes que usam cigarro, álcool e maconha regularmente têm mais probabilidade estão mais propensos a ser sexualmente ativos.

Gravidez fora do casamento

Nos dias de hoje, nos Estados Unidos, é difundido amplamente que uma em cada três crianças nasce fora do casamento. Apenas 14 por cento desses nascimento ocorre em mulheres com menos de 18 anos. A maioria ocorre com mulheres na casa dos vinte e poucos anos. Portanto, dar métodos anticoncepcionais a adolescentes no colégio com programas governamentais de “sexo seguro” vai ter pouco efeito no nascimento de crianças fora do casamento.

Quase metade das mães que dão à luz fora do casamento estão co-habitando com o pai das crianças na época do nascimento. Esse pais, assim como as mães, estão tipicamente na faixa dos vinte e poucos anos. Nascimentos fora do casamento não são, portanto, o resultado de adolescentes que não conhecem ou não têm acesso a métodos anticoncepcionais. Pelo contrário, é mais parte de uma crise nos relacionamentos entre jovens adultos, homens e mulheres. Nascimento e gravidez fora do casamento, na maioria dos casos, ocorre porque jovens adultos, homens e mulheres, são incapazes de desenvolver relacionamentos conjugais compromissados e amorosos. Os programas de abstinência que focam do desenvolvimento de relacionamentos duradouros e amorosos e de preparação para casamentos estáveis (que aliás não existem no Brasil), são um fator essencial na redução dos níveis futuros de gravidez e nascimento de crianças fora do casamento.

Da Revista Backgrounder, da Heritage Foundation, disponível no site “Project Reality

Link para o artigo: http://www.projectreality.org/pdf/contentmgmt/Effectiveness_of_Abstinence_Education_Programs.pdf