sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Houve muitos divórcios em minha família, por isso não quero me casar. Estou certa?

Pergunta: Houve muitos divórcios em minha família, por isso não quero me casar. Estou certa?

Resposta: Eu não acho que você realmente se opõe ao casamento, você apenas tem medo de, um dia, se divorciar. Há uma grande diferença. Eu imagino que o desejo de se doar completamente para outra pessoa, e de receber o dom total de outro ainda está em seu coração. Mas, por casa dos vários divórcios que você viu, você tem um medo – compreensível – de que um amor como esse está fora do seu alcance. Não tenha medo...

Embora também seja bom não casar e viver como solteiro ou religioso, olhe para as razões pelas quais você está evitando o casamento. Cada vocação é um chamado, e cada vocação exige coragem, amor, e sacrifício. Deus pode estar lhe chamando para a vida matrimonial, e pedindo para você confiar nEle, apesar de todos os casamentos fracassados que você já viu. Apesar de já terem havido muitos divórcios em sua família, quem sabe o plano Deus não seja usar você para mudar essa “sina” para as gerações futuras? Não há razão para você seguir os passos de seus pais, quando você pode tomar a decisão de amar, e então seus filhos poderão seguir os seus passos, não os dos seus pais.

Se queremos um grande casamento, precisamos começar a construir os fundamentos do amor agora. Infelizmente, a maioria das pessoas parecem gastar mais tempo se preparando para a festa de casamento do que para a vida em comum no matrimônio. Se começarmos a nos disciplinar agora, teremos uma base sólida para construir um amor para a vida toda.

É isso que quero dizer com “preparação”. Quando estava no colégio, gastava horas e horas treinando chutes no campo de futebol. Quando terminava o treino, minas pernas estavam doídas, e tinha calo nos pés, mas eu nem ligava, porque era o tempo de fazer uma séria preparação, o treino tinha que ser sério. Você poderia me dizer que é uma espécie de treino “repressivo”, que eu devia me libertar dele, mas não era assim. Eu tinha um objetivo em mente. Quando fui escalado no time principal do colégio, pensava que tinha atingido meu objetivo, mas o treinamento tinha apenas começado. Ainda iríamos treinar e praticar por seis ou sete dias da semana, por várias e várias horas, isso sem contar os jogos em si. Essa preparação era necessária, era essencial, se quiséssemos ter algum sucesso no campeonato.

Infelizmente, alguns casais gastam menos tempo se preparando para uma vida toda no matrimônio do que os jogadores para alguns meses de futebol. Se eu queria fazer gols, tinha que treinar minhas habilidades, meus chutes. Se queremos ter casamentos duradouros, precisamos nos treinar nas virtudes que sustentam o casamento: humildade, serviço, pureza, honestidade, fidelidade, e coisas assim. Então, se Deus quer lhe chamar para outra vocação que não o matrimônio, você terá a paz de saber que não quis evitar o casamento por simples medo, mas sim que abraçou outra vocação por ter ouvido a voz de Deus e a seguido.

Traduzido e adaptado do site: Pure Love Club

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.