segunda-feira, 2 de março de 2009

Estou saindo com um cara, mas ele também gosta de outra garota. O que eu faço?

Estou “meio que” namorando com um rapaz, mas ele ainda está inseguro com relação aos seus sentimentos, porque ele também gosta de outra garota. Descobri que ele já tinha beijado essa outra garota, mas ainda assim ele quer manter a porta aberta em nosso relacionamento. O que eu faço?

Respondendo: Uma vez eu li sobre um marido que estava traindo a esposa. Ela estava com medo de perdê-lo, então ela permitia que o caso continuasse. Isso fez com que o marido perdesse todo respeito por ela e ele terminou convidando a outra mulher para a própria casa deles. Sua esposa chegou até a permitir que a outra mulher dormisse em seu quarto! Isso é o que pode acontecer quando uma mulher não exige o respeito e o compromisso que ela merece. Ela se torna sua própria pior inimiga e os homens a tratam mal porque ela deixa. Essa mulher devia ter falado ao marido: "Eu sei o que está havendo, e você deve tomar uma decisão. Escolha entre ela e eu. Se você escolher ela, vou me magoar muito, mas vou continuar em frente e ficarei bem. Eu não vou ficar aqui sentada enquanto você fica incerto na sua indecisão. Se você não consegue se decidir, eu vou tomar isso como um adeus".

Eu encorajo você a ter a mesma clareza com esse rapaz. Ou ele está 100% com você, ou não está. Se ele queria conhecer outras pessoas, então devia ter tido a coragem de chegar para você e dizer o que queria, ao invés de ficar enrolando.

Por outro lado, se ele não tinha se comprometido a ficar exclusivamente com você, ele não estava sendo desonesto ou quebrando um compromisso ao encontrar com outra pessoa. Você pode não gostar do que ele fez, mas essa é uma das coisas que pode acontecer quando você só "fica", ou só está "tipo, assim, mais ou menos" com alguém. Os que não querem que essas coisas aconteçam têm que ter a força de dizer, "Eu não acho que devíamos encontrar outras pessoas", e descobrir se o outro concorda.

Alongar ou atrasar muito tudo isso pode trazer problemas. Existem casais que dizem, "Não somos namorados, mas estamos nos vendo", ou "Não estamos namorando, mas ele falou pra minha amiga que nós temos alguma coisa". Não fique em um relacionamento que é só alguma "coisa". Você merece clareza no que se refere a compromisso. Garotas que nunca aprendem a exigir compromisso acabam com um namorado que passa a "morar junto", e que, ao invés de pedí-la em casamento, dá a ela algo como um "anel de compromisso" porque está com medo demais para se comprometer. Ela se dá por satisfeita porque qualquer sinal de compromisso por parte dele é reforçador para ela.

Agora é o tempo de perceber que grandes relacionamentos não "acontecem". Eles são o resultado de uma decisão consciente de respeitar a si próprio. Você precisa aprender esse respeito por si mesmo para que não acabe constantemente com rapazes que se negam a respeitar você. Na situação em que você está agora, esse rapaz só merece estar com você em uma relação "mais que amizade" se ele tiver claramente terminado o relacionamento dele com essa outra garota e deseje estar exclusivamente com você.

Mesmo se ele fizer isso, você não deve entrar de cara em um relacionamento com ele. Ele precisa ver que você não está esperando por ele de joelhos, instantaneamente disponível sempre que ele se cansar de ficar com outra pessoa. Espere um pouco, espere o seu tempo, e não se desespere tentando agarrá-lo. E também não espere que ele mude de caráter da noite pro dia, não interessa quão eloquentemente ele fale sobre a mudança no coração dele.

A confiança leva um longo tempo para ser construída, e se ele espera que você confie nele com todo seu coração, há um longo caminho de reconstrução que precisa acontecer. Já que ele já quebrou uma vez um compromisso com você, não há nenhuma garantia de que isso não vá acontecer de novo. Algumas vezes a garota começa a gostar do rapaz tanto, e fica tão insegura, que ela quer esquecer sua decepção e infidelidade, como se fossem detalhes sem importância em um relacionamento. Ele vai dizer que sente muito, e que a ama, e ela o traz para perto de si de novo, só para se machucar mais uma vez. Não cometa esse erro. A honestidade é um dos elementos mais importantes de um bom relacionamento. Nas palavras de um doutor: "enquanto você estiver sendo enganada, não há relacionamento".

E também, se ele acabou de terminar um relacionamento, você não vai querer estar com ele assim, se recuperando de outra relação. Outra coisa, dê uma boa olhada também nas razões pelas quais ele terminou com essa outra garota. Isso diz muito sobre uma pessoa. Algumas pessoas ficam pulando de um relacionamento para outro de acordo com os sentimentos, se estão fortes ou não. Quando os sentimentos estão fracos, eles pulam fora do barco; quando estão fortes, pulam para dentro. Eles pensam que quando os sentimentos acabam, o amor também acaba. O resultado é que eles terminam amando mais os sentimentos de estar "apaixonado" do que amando a pessoa de verdade.
__________________________________
Trecho do livro “If You Really Loved Me – 100 questions on dating, relationships and sexual purity”, de Jason Evert – Ed. Chatolic Answers, SanDiego, EUA, 2003. Pág 56.
Nota: Esse livro infelizmente ainda não foi lançado em português no Brasil, mas o título é algo como “Se você realmente me ama – 100 questões sobre namoro, relacionamentos e pureza sexual”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.