domingo, 1 de março de 2009

Quero começar uma vida nova, mas nenhuma de minhas amigas entenderia. O que faço, já que não quero perder as amizades?

Pergunta: Quero começar uma vida nova, mas nenhuma de minhas amigas entenderia. O que faço, já que não quero perder as amizades?

Resposta: Lembro-me de ter encontrado, uma vez, com uma garota que desejava namorar um rapaz legal, e ela estava se perguntando onde poderia encontrar uma pessoa assim. Comecei a perguntar sobre sua vida, e ela disse que estava atualmente namorando um cara, mas ele era traficante de drogas, bebia muito, falava coisas sujas, e seus pais o detestavam. Suas amigas instantaneamente começaram a falar como a maioria dos rapazes hoje em dia é ruim, e dando exemplos:

“Os rapazes nas festas têm sido uns idiotas. Um final de semana desses, eles simplesmente foram pra cima de uma garota e derramaram cerveja na cabeça dela. Ficamos furiosas, e eles então fizeram a mesma coisa de novo no final de semana seguinte, e no seguinte de novo.”

“Então”, eu perguntei, “O que vocês vão fazer este final de semana?” A resposta delas? “Nós vamos para um festa”.

Hmmm.

As meninas estavam causando seus próprios problemas. Somos nós que escolhemos nossos amigos. É simples assim. Você pode pensar, “Mas eu não quero andar por aí com perdedores”. Mas nem todo mundo fora do seu círculo de amizades é um perdedor. Assim como não é justo rotular alguém por causa dos seus amigos, também não é justo rotular outras pessoas sem mesmo conhecê-las.

Com relação a se afastar de más amizades, eu penso que isso acontece quase naturalmente quando uma pessoa firma um compromisso real com Cristo. Não significa que você vai virar as costas para eles, mas o que antes eram interesses comuns (como beber, etc.) deixam de ser interesses comuns. Perdi muitas amizades no colégio, quando comecei a levar minha fé a sério. O mesmo aconteceu com Crystalina (nota do tradutor: Crystalina é a atual esposa do Jason Evert, autor deste artigo). A seguir está uma carta que ela escreveu para seu futuro marido na época que ela estava no colégio (nota: eles ainda não se conheciam):

“Meu amado,
É sexta-feira e minhas assim chamadas ‘amigas’ acabaram de me deixar, e sinto-me incrivelmente sozinha! Elas vieram, todas com suas saias curtas e tops justos, querendo que eu fosse sair com elas. Era uma coisa normal pra se fazer na sexta de noite. Elas estavam bebendo, e tentaram tanto me convencer a ir, e foi muito tentador para mim. Eu me senti separada em duas, e uma parte de mim queria ir. Mas minha outra metade sabia o que me esperava lá. Eu não podia ir. Enquanto iam embora de minha casa frustradas, podia ouvi-las dizendo, ‘O quê? Agora ela está se achando melhor do que nós?’. Aos poucos estou começando a me sentir uma estranha para minhas amigas. Será que no final das contas vai valer a pena todo esse sacrifício, essas lágrimas e essa tristeza? Será que eu realmente sei o que estou fazendo? Eu sei que tem algo melhor me esperando, e estou tentando enxergar o que é. Mas, em momentos como esse, é difícil. Estou rezando por você. Saiba que entrego tudo que estou vivendo para você.
Com todo meu amor,
Crystalina”.

Quebrando essas más influências, nós dois abrimos as portas para encontrarmos um ao outro, em um ambiente melhor. Foi uma coisa gradual, e pudemos, ao longo do caminho, encontrar amigos que nos ajudavam a viver nosso novo estilo de vida, ao contrário dos anteriores que nos deixavam pra baixo. Então, comece a perceber as coisas. Não tenha medo do que vai perder. Tenha esperança naquilo que você vai ganhar.

Por Jason Evert

Traduzido e adaptado do site: Pure Love Club

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.