quinta-feira, 2 de abril de 2009

E se eu sentir que não mereço um rapaz bom?

Pergunta: E se eu sentir que não mereço um rapaz bom? Será que alguém vai me amar mesmo com meu passado cheio de erros e carregando até hoje essa “bagagem”?

Resposta: Você deve pensar que, quando mais santo é o rapaz, menos provável vai ser que ele te aceite com essa “bagagem”. Na verdade, é justamente o contrário. A Bíblia fala repetidamente de Deus como o noivo e seu povo como a noiva. Quando Israel afastou-se de Deus, no Antigo Testamento, isso foi descrito como um ato de adultério espiritual. No livro de Oséias está escrito, “...esta terra se prostituiu mesmo, afastando-se do SENHOR (Oséias 1, 2). Mesmo assim, o Senhor a tomou para si: “Eu te desposarei para sempre; te desposarei em retidão e em justiça, em amor imutável, e em misericórdia. Eu te desposarei em fidelidade; e tu conhecerás o Senhor”.

Quando um “bom rapaz” ama e aceita uma garota que tem um passado ruim, é um ato de amor à imitação do Pai celeste. Deus amou Israel mesmo quando era impuro, e um “bom rapaz” é capaz de amar uma mulher mesmo se ela tem um passado impuro. Deus purifica sua noive através do trabalho da redenção, “pois ele quis apresentá-la a si mesmo toda bela, sem mancha nem ruga ou qualquer reparo, mas santa e sem defeito (Ef 5, 27). Do mesmo modo, vivendo na pureza com você, um homem de Deus pode lhe ajudar a curar suas memórias. Quanto mais um homem for como Deus, mais ele será capaz de amá-la como Deus nos ama, com toda nossa “bagagem”. Ele nos ama onde estamos, mas nos ama demais para nos deixar onde estamos.

Então, não deixe de ter esperança. Lembro-me que na Jornada Mundial da Juventude em Toronto o Papa João Paulo II disse, “Vocês são jovens e o Papa está velho e um pouco cansado. Mas ele ainda se identifica totalmente com suas esperanças e aspirações. Embora tenha passado por momentos difíceis, sob regimes totalitários severos, vi evidências suficientes para que hoje esteja inabalavelmente convencido de que nenhuma dificuldade, nenhum medo é tão grande que chegue a sufocar completamente a esperança que faz brotar o eterno nos corações dos jovens” (1).

Nenhum de nós merece as graças que Deus nos concede. Sua generosidade é inimaginável. “O que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu” (1 Cor 2, 9). Não abrirei as comportas do céu, não derramarei sobre vós minhas bênçãos de fartura?” (Malaquias 3, 10).

A verdade é que todos cometemos erros. Mesmo bons rapazes possuem algum “passado”, maior ou menor. Imagine se você conhecesse um rapaz com um “mau” passado. Você se recusaria a aceitá-lo? Se você aceitaria tal homem, então porque um bom rapaz recusaria aceitar você? Mantenha viva a esperança, e que as palavras a seguir, de um parido para sua esposa (que tinha dormido com outro homem antes do casamento) sejam um conforto para você: “Eu sempre me senti mais elevado a um alto padrão por você do que por qualquer outra garota com que já namorei. Você era forte, livre, e pura. Isso é tudo que sei de você. E isso é tudo que importa para mim” (2). Não tenha medo de não encontrar um rapaz legal ou de não ter um bom casamento. A falta de virgindade física não impede um bom casamento, mas a falta da virtude da castidade sim.
________________________

1. Homilia na Missa de Encerramento
2. Gresh, And the Bride Wore White, 150.



Traduzido do site Pure Love Club

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.