sábado, 4 de julho de 2009

Tem problema ficar alimentando fantasias sexuais?

O que tem de errado em alimentar fantasias sexuais, desde que não se faça mesmo sexo?

Por Jason Evert

Ter desejos sexuais não é mau. Pelo contrário, é saudável e natural. Infelizmente, muitos rapazes pensam que a pureza é inatingível porque não compreendem a diferença entre o desejo sexual normal e a luxúria. Já que eles não conseguem ficar sem sentir atração sexual, eles pensam que estão todo tempo falhando com a castidade. Então vem o desespero, eles desistem, e assumem que é impossível para um jovem ser puro.

Mas a pureza de coração não elimina a atração sexual. O homem puro experimenta os mesmos desejos que qualquer outro rapaz, mas ele se recusa a deixar que a beleza do corpo de uma mulher o distraia da dignidade que ela merece. Um homem que age com luxúria, por outro lado, pega a beleza do corpo feminino e coloca essa beleza acima do valor da própria pessoa.

Quando ocorre a tentação, uma decisão tem que ser tomada. Quando você começa a alimentar pensamentos de usar uma garota e de vê-la como objeto, você já se entregou à luxúria. Pense desse modo: a atração sexual é o convite. A luxúria é quando aceitamos esse convite de forma errônea em nossos pensamentos ou ações, ao invés de amar a pessoa.

Se você começar a aceitar esses convites, descobrirá que entrar na luxúria cria um hábito, e deixar de resistir faz com que você passe a acreditar que aquilo é uma necessidade. Nossas mentes não ficam contentes simplesmente em fantasiar sobre sexo, assim como nossos olhos não se satisfazem só em olhar. Nossos desejos sexuais consomem; se alimentamos nossos desejos, vamos querer levá-los à prática. É fácil parar um trem quando as rodas mal começaram a girar, mas leva muito tempo para parar um trem que já está em alta velocidade. Do mesmo modo, a batalha mais crucial pela pureza ocorre no primeiro momento em que a tentação aparece. Quanto mais cedemos à tentação, mais fraca fica nossa força de vontade.

Se você consegue controlar seus pensamentos com relação às mulheres, você poderá controlar suas palavras, seus olhos, e suas ações. As intenções do seu coração são muito importantes, porque aquilo que está em nosso coração - pureza ou luxúria - vai dominar a pessoa toda: pensamentos, palavras, e corpo.
_________________________________
Trecho do livro de Jason Evert, "Pure Manhood", San Diego, Ed. Catholic Answers, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.