sábado, 8 de agosto de 2009

Eu não posso ficar sozinha

Por Crystalina Evert

“Já passamos por tanta coisa, e chegamos tão longe. Eu não quero deixá-lo”.

Nós já tínhamos terminado tantas vezes que eu já tinha perdido a conta, mas nós sempre acabávamos voltando para o relacionamento. Éramos indecisos e confusos. Era óbvio que nenhum de nós era livre.

Só uma pessoa que é livre é capaz de transmitir o dom do amor. Assim como alguns rapazes são escravos de seus hormônios, eu era escrava do meu medo de ficar sozinha. Eu me sentia sozinha quando estava com ele, portanto eu nem conseguia imaginar o quão sozinha ficaria sem ele. Mas fazer qualquer coisa e agüentar qualquer coisa só para evitar enfrentar seus medos não é amor.

Enquanto os homens determinam seu senso de valor pelas conquistas pessoais, as mulheres geralmente medem seu senso de valor pela qualidade de seus relacionamentos. Se seus relacionamentos vão mal, elas se sentem mal. Isso não quer dizer que os homens não se afetam pelos relacionamentos, mas que geralmente eles são mais desligados com relação a isso.

O que isso significa para as mulheres é que nós temos mais chance de formar ligações íntimas com as pessoas, e portanto corremos mais o risco de determinar o quanto valemos com base nisso. Podemos nos lançar em relacionamentos por razões bobas, ao invés de dar um tempo a nós mesmas para ver melhor as qualidades que queremos em um futuro marido. Eu perdi muitas amigas por causa de romances passageiros.

Mas embora possamos odiar a idéia de ficar sozinhas, a coisa que mais tememos é a coisa que mais precisamos. Não apenas podemos ficar solteiras um tempo, mas às vezes devemos ficar sozinhas um tempo. Se queremos encontrar o amor, precisamos nos conhecer antes de conhecer quem quer que seja. De outro modo podemos ficar tentando achar nossa própria identidade nos rapazes.

Ficar solteira um tempo tem um propósito. Isso nos liberta para que possamos firmar nossos objetivos e sonhos na vida, para que possamos conhecer nossas paixões e como queremos melhorar o mundo. Isso abre nossos olhos. Ficar solteira um tempo não significa ser solitária; ficar solteira um tempo significa ter uma oportunidade de aprender a viver para os outros. Não tenha medo de se afastar por uns tempos de todo esse cenário de relacionamentos. A verdade é que ser independente nos torna mais atraentes.

Quando você está solitária é fácil cair na mentira que ninguém mais e solitário. Mas eu lhe garanto que algumas das pessoas mais populares na sala de aula são mais solitárias do que muita gente pensa. Todo mundo pensava que minhas amigas eram felizes, mas elas nunca ficavam sabendo dos remédios, dos distúrbios de alimentação, das pílulas para emagrecer, dos problemas com bebida, das famílias destruídas, da falta de aceitação, e dos namorados que viviam traindo.

Se você se sente solitária, procure a Deus, e “deixe todas suas ansiedades com Ele, pois Ele cuida de vós” (1 Ped 5,7). Confie em Deus no seu coração e no seu corpo. Somente quando você estiver satisfeita com o amor de Deus é que você vai ser capaz de aceitar o amor que Ele planejou para você.
___________________________________

Trecho do livro “Pure Womanhood”, de Crystalina Evert. San Diego: Catholic Answers, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.