domingo, 6 de julho de 2014

Por que no pedido de casamento o homem deve estar de joelhos?


Há cerca de um ano atrás estava viajando com um grupo de amigos. Eu me lembro que uma amiga me cutucou e chamou minha atenção para um jovem casal que estava a uma certa distância.

A jovem mulher estava olhando para ele, com suas mãos cobrindo sua boca em uma expressão de surpresa. O jovem rapaz tinha um lindo anel de diamante em suas mãos, e estava com um joelho apoiado no chão, olhando para ela. Na mesma hora já sabíamos o que estava acontecendo, por causa daquele gesto característico.  Ele estava pedindo a ela para passar o resto de sua vida com ele no matrimônio.

Fazemos genuflexão na Igreja, e em frente de reis e rainhas, mas por que um homem faz o mesmo gesto diante da mulher a quem ama?  E por que devemos manter essa conhecida tradição?

A origem dessa tradição é incerta, mas já se faz presente há séculos. Os católicos fazem a genuflexão antes de sentar em seu lugar na Igreja, colocando um joelho no chão, como sinal de respeito pelo tabernáculo onde está a Eucaristia. Os cavaleiros se ajoelham diante do rei quando vão receber alguma homenagem, e quando se apresentam demonstrando respeito e honra à realeza. Na guerra, o exército vencido se ajoelha diante do exército vencedor da batalha em sinal de rendição.

Respeito. Honra. Rendição. Submissão. Essas são as razões pelas quais o homem se ajoelha ao pedir em casamento. Em sinal de respeito, o homem se curva em um ato de humildade diante da mulher com quem deseja passar a vida toda.

Há ainda outro significado. Quando está ajoelhado, o homem está na altura do ventre da mulher, onde está o santuário da vida. Ele está honrando o corpo dela, e honrando a criação de Deus, que merece ser venerada. O homem está se rendendo e comprometendo o resto de sua vida a amar sua esposa. Ele está entregando sua solteirice e entrando na paternidade ao se comprometer na criação dos filhos com ela, e em permanecer fiel a ela em todas as coisas.

Eu não sei onde aquele casal está agora. Da última vez que os vi, estavam nos degraus de uma escadaria discutindo como contar para suas famílias a boa notícia. Eu não sei se eles tinham consciência da beleza e do significado desse gesto de colocar um joelho no chão, mas eu rezo para que ela tenha compreendido o dom de si que ele fez para ela.

 __________

Hannah Crites é estudante de Teologia e Comunicação Social na Universidade Franciscana de Steubenville (EUA). Conheça mais artigos dela em:  http://youngcatholiccentral.wordpress.com/

Traduzido de: http://chastityproject.com/2014/07/men-purpose-one-knee/