quinta-feira, 24 de julho de 2014

Quatro dicas para encontrar o verdadeiro amor (para homens)



Embora eu seja um homem, acho muito mais difícil ajudar os homens do que as mulheres quando se trata de amor e relacionamentos. Aprender lições sobre amor e masculinidade reque um certo grau de reflexão pessoal. Aprender a ser um homem que ama requer ficar aos pés da cruz e aprender do Rei, que nos criou como homens e que assumiu a masculinidade em sua própria carne.

Há muito dias atrás escrevi um post chamado "Quatro dicas para encontrar o verdadeiro amor (para mulheres)". Estou casado há 8 anos, além dos mais de 4 anos de namoro. As lições que aprendi sobre as mulheres e sobre o amor eu devo inteiramente às lições que aprendi tentando amar minha esposa.

Tive que parar e refletir um pouco sobre o tema na perspectiva dos homens. O que poderia lhes dizer sobre encontrar o verdadeiro amor? Aqui estão minhas conclusões:

Sua força não está no que você faz, mas em quem você é

Os homens entendem a força como algo que é desejável possuir - e com razão. Deus fez os homens para que eles tivessem força. Nossos corpos são geralmente fisicamente mais fortes do que os das mulheres. E por encontrarmos força em nosso corpo, podemos nos sentir tentados a medir nosso valor apenas no que conseguimos conquistar com o trabalho de nossos corpos. Mas força e valor não dependem do que fazemos - não podemos ganhar nosso valor e nossa força. A força é encontrada em se tornar um homem de virtude e de integridade. É o sucesso em se tornar um grande homem.

As mulheres devem ser amadas por quem são, e não pelo que podem fazer por você

Nossa cultura ensina aos homens que as mulheres são algo a ser conquistado. Um verdadeiro homem não conquista a beleza de uma mulher - ele a cuida e a protege. As mulheres são pessoas com esperanças, sonhos e a habilidade de amar e ser amadas. Quando a tratamos como objetos para o prazer - seja em um relacionamento ou através da fantasia e da pornografia - nós destruímos nossa capacidade de amar, porque fazemos da pessoa um meio para um fim, ao invés de uma pessoa a ser valorizada e amada.

Fique longe de mulheres que colocam apenas nos seus ombros todos os desejos de felicidade que ela tem

Há uma enorme diferença entre esperar que seu futuro marido vá lhe levar à felicidade e estar convencida de que seu futuro marido vai lhe trazer felicidade. Muitas mulheres caíram na mentira do "príncipe encantado". Elas estão por aí esperando que um rapaz venha e case com elas para que possam viver felizes para sempre. Mulheres que caem nessa mentira se tornam emocionalmente dependentes do homem, e sua integridade fica facilmente prejudicada. Uma mulher que pode te levar para o altar é uma mulher que já esteve lá inúmeras vezes antes (em oração), porque ela compreende que a futura felicidade está em Cristo na eternidade, e ela está disposta a colocar sua confiança em você, para que você a leve até Ele.

Uma relação com Deus vai lhe ensinar a amar. É a conquista mais importante que você jamais terá na vida

São Paulo ordenou que os homens amassem suas esposas como Cristo amou a Igreja (Efésios 5). Jesus lavou os pés da Igreja. Ele se sacrificou e morreu pela Igreja. Quando passamos nossa vida aos pés da cruz em oração aprendemos a fazer o mesmo pela mulher que amamos.

__________

Everett Fritz trabalha em um ministério jovem, possui formação em Teologia Pastoral com concentração em Catequese e Evangelização. É formado em Teologia pela Universidade Franciscana de Steubenville. Everett reside em Denver com sua mulher Katrina e seus três filhos. Seu site é http://everettfritz.com/

* Traduzido de: http://chastityproject.com/2014/07/four-keys-finding-love-men/
(C) Chastity Project