quinta-feira, 23 de março de 2017

Teologia do Corpo 003 - O Plano Original de Deus

Qual o sentido da vida? Se Deus nos criou, qual era sua intenção? Essas perguntas são muito profundas para um resposta simples, mas baseado nos comentários de São João Paulo II sobre o Gênesis, podemos ter uma idéia parcial sobre uma intenção que Deus tinha em mente ao criar o ser humano.

As catequeses da Teologia do Corpo começam com S. João Paulo II citando o diálogo de Jesus com os fariseus: 

Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e, para experimentá-lo, perguntaram: “É permitido ao homem despedir sua mulher por qualquer motivo?”  Ele respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. Perguntaram: “Como então Moisés mandou dar atestado de divórcio e despedir a mulher?” Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o princípio. Ora, eu vos digo: quem despede sua mulher – fora o caso de união ilícita – e se casa com outra, comete adultério”. (Mt 19, 3-9)

Com essa resposta, "Não foi assim desde o princípio", Jesus leva os fariseus a um reflexão sobre a intenção de Deus ao criar o ser humano. Lemos no Gênesis que Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, homem e mulher os criou. E, desde o princípio, destinou o homem para a mulher e a mulher para o homem, e ordenou que se unissem, criando uma comun-união no amor, a ponto de se tornarem uma só carne.

Por isso deixará o homem o pai e a mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. (Gên 2, 24)

Assim, temos pelo menos um aspecto muito importante do plano original de Deus para o ser humano. Podemos dizer, com base na Bíblia, que Deus tinha pelo menos uma intenção ao criar o ser humano: fazer com que homem e mulher vivessem uma união, que vivessem o amor.


Esse plano original de Deus para o amor humano significa exatamente isso: Deus "pensou" o ser humano para amar, para viver o amor. Esse plano original repercute em nós, que não estamos mais no princípio. Esse plano de viver o amor repercute em nossa consciência, em nossas emoções, em nossa mente, em nossos desejos.

Temos desejo de viver o amor. Nossa vida se torna sem sentido se não vivemos o amor, se não o experimentamos, se não fazemos dele nossa razão de viver. Deus é amor (cf. 1 Jo 4, 8). E nosso coração anseia pelo amor, e vive angustiado enquanto não repousa no amor, enquanto não repousa em Deus.

Diante dessa reflexão sobre os primeiros capítulos do livro do Gênesis e sobre esse plano original de Deus para o ser humano, no qual Deus nos cria para viver o amor, temos muitos pontos a considerar. Espero que você possa acompanhar nos próximos artigos da nossa série sobre a Teologia do Corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O envio de comentário constitui aceitação de publicação.
Todos os comentários passam por moderação.
Comentários podem ser rejeitados por decisão do blog.
Os comentários publicados não necessariamente expressam a opinião do blog.